Informativo
3 dicas para preparar sua empresa para o novo eSocial
Nova versão do eSocial traz novidades que facilitam a vida das empresas, dentre elas, a redução no número de eventos e quantidade de informações que precisam ser enviadas.

A partir do dia 10 de Maio de 2021 entrará em operação o eSocial Simplificado, versão S-1.0, através da Portaria Conjunta SEPRT/RFB nº 82, que aprovou o novo leiaute final previsto na Lei nº 13.874/19.

Por isso, separamos três pontos importantes para garantir que sua empresa não terá problemas ou surpresas com o sistema do Governo Federal.

Confira:

 

1)   O que muda?

Houve redução em mais de 30% do número de campos dos leiautes do eSocial, o que inclui a simplificação de vários eventos e ainda a exclusão de outros 12 eventos. Mas a maior alteração ocorreu nas regras do sistema, que foram reduzidas e simplificadas, retirando e engessamento anterior que existia no envio e validação de eventos.

Isso é algo extremamente positivo e com certeza vai facilitar e agilizar a vida de todas as empresas já que, essencialmente, são menos informações para enviar.

 

2)   Quais são os eventos relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho (SST)?

Até o momento, existem três eventos que abordam a Segurança e Saúde no Trabalho:

  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho
  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos

 

3)   Quais documentos serão necessários para atender a estes eventos?

 

  • S-2210 – Para atender a esse evento, é necessário ter, no mínimo, um relatório médico com as informações pertinentes ao acidente no trabalho. 

 

  • S-2220 – O cumprimento desse evento exige que a empresa tenha o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) atualizado.

 

  • S-2240 – No caso deste evento, são necessários o LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho) e o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), que é a base para as informações contidas nesse primeiro.

 

Vale lembrar que todos os documentos mencionados sempre foram obrigatórios, e a fiscalização continua ativa. Recomendamos verificar em qual fase e evento que sua empresa se enquadra de acordo com o cronograma estabelecido e desde já se preparar para não ser surpreendido por este gigante que estava adormecido. 

 

Leia também

Informativo

3 dicas para preparar sua empresa para o novo eSocial

Informativo

MP 927, que flexibiliza regras trabalhistas durante a pandemia, perde a validade: o que muda para o empregador?

Informativo

Bares, restaurantes, salões de beleza e academias voltam a funcionar a partir desta segunda em São Paulo

Informativo

São Paulo e outras 14 cidades poderão reabrir restaurantes, bares e salões de beleza